segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Busca da Felicidade

“Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...” (Fernando Pessoa)

Quando minha filha terminou o 1º grau era a única menina de uma turma de 13 alunos. Não sei se por ser a mãe da única menina, eu fui convidada para madrinha da turma. No meu discurso para meninos com idade entre 14 e 16 anos, mal saídos da infância e no início de uma época de grandes decisões, eu falei sobre a busca da felicidade. Disse a eles que todos nós vimos a este mundo para sermos felizes. A vida é uma grande corrida de obstáculos e no final o prêmio é a felicidade. Se você desistir ou fizer trapaça pode até ganhar um prêmio de consolação, mas não fica com o prêmio principal.
Disse a eles também que na busca pela felicidade três coisas são muito importantes:
1º À medida que se vai avançando na corrida e vencendo um a um os obstáculos, já se começa a ter a sensação de felicidade. Esta sensação não tem nada a ver com o carro do ano, ter casa na praia ou viajar para a Europa todo ano. É uma sensação interior, da alma. Então, que quando eles se tornassem um grande economista, ou o diretor de uma grande empresa ou então sócio de um escriório de advocacia, que ficassem sempre atentos à própria alma. Se sentissem que ela não estava feliz, que parassem tudo e voltassem à estaca zero. Não há problema em se recomeçar quando o prêmio é a felicidade!
2º - A felicidade é sempre mais completa quando todos à nossa volta também estão felizes; então, quando começassem a sentir a sensação de felicidade que já começassem a espalhá-la à sua volta, que ao final tudo estaria multiplicado por mil..
e 3º - Que na busca pela felicidade só não valia derrubar o outro para chegar na frente ou pisar no colega para chegar mais alto. Que assim o prêmio não era entregue. E que se fosse ficaria pela metade pois como disse há alguns dias somos todos um e o que se faz a um se faz a todo o universo.
Não sei o que foi feito daqueles meninos. Não sei se eles levaram meus conselhos a sério e estão buscando a felicidade. A menina da turma está indo muito bem, aprendendo a viver em harmonia consigo mesma e tentando se conhecer, o que,, aos 26 anos já é um bom começo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário